Índices

Nesta página pode navegar através dos tesaurus disponíveis e consultar a informação que foi indexada a partir destes. Esta é uma forma conveniente de navegar no acervo recorrendo a vocabulários controlados que direcionam o utilizador até a documentação pretendida.

Índice de Assuntos

Este tesauro serve para indexar de forma controlada os documentos do arquivo por assunto.

A determinação do assunto do documento ocorre por meio da análise conceptual do documento, realizada pela leitura documental. O arquivista é tido como um leitor, enquanto indexador, porque ele faz uma leitura técnica antes de indexar um documento.

Navegar

Plano de Classificação da Informação Arquivística da Administração Local (PCIAAL)

O Plano de Classificação para a Administração Local conforme a MEF integra as classes de 1º e 2º nível da Macroestrutura Funcional, que representam das funções e subfunções da Administração Pública, e desenvolve um 3º nível, igualmente numa perspetiva funcional, focado nos processos de negócio da Administração local.

Este vocabulário é utilizado como uma forma alternativa de classificar documentos de arquivo.

Navegar

Thesaurus multidisciplinar da União Europeia (Eurovoc)

O Eurovoc é um tesauro multilingue e multidisciplinar que integra a terminologia dos domínios de actividade da União Europeia, colocando a tónica na actividade do Parlamento.

O EuroVoc é gerido pelo Serviço das Publicações da Comissão Europeia, que passou a aplicar uma gestão de tesauros baseada em ontologias e tecnologias da Web semântica de acordo com as recomendações do consórcio World Wide Web (W3C) e com as últimas tendências em matéria de normas aplicáveis aos tesauros.

O tesauro EuroVoc é utilizado, entre outras entidades, pelo Parlamento Europeu, pelo Serviço das Publicações, pelos parlamentos nacionais e regionais da Europa e pelas administrações nacionais, bem como por particulares dos países da União Europeia e de países terceiros.

Este tesauro é utilizado para indexar o assunto de um determinado documento.

© União Europeia, 2015, http://eurovoc.europa.eu/

Navegar

Unidades Territoriais de Portugal (UTP)

Este vocabulário é baseado nas conhecidas Nomenclaturas de Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS) que designam as sub-regiões estatísticas em que se divide o território dos países da União Europeia, incluindo o território português.

Criadas pelo Eurostat no âmbito da UE, as NUTS pretendem uniformizar as estatísticas regionais europeias e são empregues, entre outras coisas, na distribuição regional de fundos comunitários.

Este novo vocabulário elimina alguns dos níveis incluídos nas unidades territoriais publicadas pela Eurostat, incluíndo apenas as seguintes divisões territoriais: Continente, Distrito, Concelho e Freguesia.

Este vocabulário é utilizado para controlar o campo de descrição "localidade".

Navegar