Classification scheme

Colecção de Fotografia Família Pulido

Available actions

Reader available actions

 

Colecção de Fotografia Família Pulido

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/AMVDG/CFFPULIDO

Title type

Atribuído

Date range

1860  to  1996-07-17 

Extents

153 Outros

Holding entity

Arquivo Municipal da Vidigueira

Producer

Família Pulido

Scope and content

Colecção particular de fotografia da família Pulido.

Esta colecção, composta no início exclusivamente por fotografia, viu chegar mais tarde outros elementos ou registos da família (vídeos captados na década de 50 e 60 do século XX) que se exceptuam dos primeiros mas cujo interesse na sua integração levou a que aqui fossem inseridos. Após ponderação e diálogo, visto que pela sua dimensão esta é, indubitavelmente, uma colecção de fotografia, decidiu manter-se a denominação da colecção.

Esta colecção retrata várias gerações desta família, cujas raízes provêm da vizinha Espanha. A primeira fotografia que aqui se apresenta, da mãe, Maria Dolores Vasquez Gomez Cano (viúva de Juan Eugenio Martin Pulido, nascido em Almendro em 1792) com 8 dos seus 9 filhos, por volta de 1870, simboliza a expansão desta família de terras vizinhas para Portugal. Essa expansão foi levada a cabo pelos seus sogros, esses sim de apelido Pulido, e seus descendentes que se fixaram em várias zonas do Alentejo, nomeadamente, em Barrancos, Moura, Serpa e Vidigueira. Desta antiga família vidigueirense saíram homens notáveis no panorama nacional, como são exemplo, entre outros, o Dr. Francisco Martins Pulido (médico, doutorado na Universidade de Mompilher, em França, director do Hospital de Alienados da Luz e primeiro director do Hospital de Rilhafoles, conhecido mais tarde por Hospital Miguel Bombarda) e o Dr. Domingos Garcia Pulido (advogado, político e escritor). Esta família de grandes latifundiários, detentora de inúmeras terras e património no concelho, exercia grande influência na vida social e política local.

Documental typology

Fotografia p/b e a cores

Accruals

São previstos ingressos adicionais.

Arrangement

A organização da colecção obedece ao princípio de proveniência e respeito pela ordem original.

Conditions governing use

A reprodução está sujeita a autorização da família servindo o Arquivo Municipal de intermediário. Impera ainda o estado de conservação dos documentos, a finalidade a que se destinam, as obrigações legais, os direitos de autor e os direitos de propriedade, pelo que deve observar-se:

- Lei Geral dos Arquivos;

- Lei de acesso aos documentos administrativos;

- Regulamento do Arquivo Municipal;

- Tabela de Taxas e Licenças.

Language of the material

Português

Other finding aid

Inventário

Location of originals

Família Pulido

Alternative form available

Arquivo Municipal de Vidigueira

Rua da Malheira

7960-260 VIDIGUEIRA