Poesia popular

Available actions

Reader available actions

 

Poesia popular

Description details

Description level

Serie   Serie

Reference code

PT/CMVDG/PCICVDG/E-A/001

Title type

Formal

Scope and content

No ano de 1992, foi realizada pela Câmara Municipal de Vidigueira, uma recolha de poesia popular junto dos vários poetas então existentes, fiéis representantes das comunidades onde viveram, que retrataram em quadras, décimas, quintilhas e sextilhas, toda uma história quotidiana nos seus múltiplos aspetos, social, ideológico, político, institucional e económico, que acabou por contribuir ao mesmo tempo, para o estabelecimento de verdadeiras áreas culturais de tradição oral.

Mais tarde, juntamente com outros géneros poéticos, as suas obras integraram a "Antologia Poética - Município de Vidigueira", publicada no ano de 2005, cuja edição teve o propósito de unir harmoniosamente, os valores da expressão escrita com os da tradição oral, sendo estes considerados como criativos e não apenas como simples reprodutores de esquemas fixados pela tradição.

No ano de 2017, foi dado início ao seu registo na base de dados Matriz, com a Poesia Popular incluída no Domínio - TRADIÇÕES E EXPRESSÕES ORAIS incluindo a língua com vetor do património cultural imaterial, na Categoria: MANIFESTAÇÕES LITERÁRIAS ORAIS E ESCRITAS.

A temática da poesia popular inclui o maior número de registos e gravações efetuados, e constitui a primeira fase deste trabalho, razão pela qual lhe foi dada primazia.

O principal objetivo deste trabalho, para além da sua preservação, é através da plataforma on-line, proceder à sua apresentação pública, disponibilizando-o a um vasto conjunto de utilizadores e interessados.