Arquivos RTP

Available actions

Reader available actions

 

Arquivos RTP

Description details

Description level

Collection   Collection

Reference code

PT/AMVDG/ARQUIVOS RTP

Title type

Atribuído

Dimension and support

Vídeo

Holding entity

RTP

Producer

RTP

General context

O arquivo audiovisual da RTP constitui-se como um verdadeiro repositório da memória coletiva nacional, com um património cujas origens remontam ao início das emissões regulares da Rádio e da Televisão, respetivamente em 1936 e 1957. O seu acervo congrega diferentes suportes e formatos e uma grande diversidade de conteúdos, da ficção ao documentário, da informação ao entretenimento, do institucional ao desporto. A sua permanente salvaguarda, valorização e acesso público têm sido objetivos estratégicos da RTP, no cumprimento da sua missão de serviço público de rádio e televisão.

O portal RTP Arquivos é a nova plataforma de acesso público online aos arquivos audiovisuais do serviço público de rádio e televisão. Vai estar doravante em permanente atualização num trabalho continuado, destinado a disponibilizar progressivamente conteúdos desde a década de 30 do século passado até à atualidade, devidamente catalogados e contextualizados de modo a assegurar uma pesquisa fácil e eficaz.

Além da pesquisa transversal, em opção simples ou avançada, sobre um acervo rico composto por vídeos, áudios, fotografias e textos, tem também disponível, na forma de coleções, uma seleção dos conteúdos mais representativos sobre os temas e personalidades mais marcantes da nossa história. Pode ainda aceder aos programas mais emblemáticos da RTP que estarão disponíveis organizados por géneros.

Por outro lado, constitui-se igualmente como uma nova ferramenta que simplifica e desmaterializa os processos de licenciamento de conteúdos, de acordo com os termos e condições estabelecidas no contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão.

Scope and content

É pretensão do Arquivo Municipal de Vidigueira, facultar o acesso à informação e documentação alusiva ao seu concelho, daí que, mediante autorização da RTP, o utilizador será direccionado para os conteúdos presentes no portal RTP ARQUIVOS. Esta colecção, foi criada para reunir, divulgar e satisfazer as pesquisas deste tipo de conteúdos, sendo todos eles, reforçamos, pertença da RTP e do portal RTP ARQUIVOS, aos quais devemos o nosso agradecimento pela possibilidade de partilha em prol do conhecimento da história e memória local.

Location of originals

RTP - https://arquivos.rtp.pt/