Classification scheme

Boletins Municipais

Available actions

Reader available actions

 

Boletins Municipais

Description details

Description level

Serie   Serie

Reference code

PT/AMVDG/CMVDG/B-A/003

Title type

Formal

Date range

1980-06  to  2019-12 

Extents

10 Folhas
109 Livros

Producer

Câmara Municipal de Vidigueira

Biography or history

Órgão informativo municipal, cujo início remonta a 1980, data em que presidia Carlos Jorge Labego Goes, com tiragem flexível, visando o estabelecimento de um mecanismo de comunicação entre a Câmara Municipal e a população.

Trata-se de uma série composta por várias colecções que mudavam ao ritmo da mudança de executivo ou da vontade dos mesmos. Dessa forma, até ao n.º 26 (Julho de 1994) encontramos um Boletim Municipal com tiragem irregular (embora renovado em Março de 1986) que, a partir daí evoluiu para o "Notícias da Vidigueira". Em Novembro de 1994, no n.º 1 do "Notícias da Vidigueira", a respectiva direcção, presidida por Carlos Goes, referia-se da seguinte forma "novo jornal": «AO SERVIÇO DA VIDIGUEIRA, AO SERVIÇO DO ALENTEJO - "Notícias da Vidigueira" é um novo jornal, propriedade da Câmara Municipal da Vidigueira. Numa primeira fase, projectamos a sua publicação bimestral. Embora propriedade da autarquia, "N.V." não terá as mesmas características de um boletim municipal. Com efeito, pretendemos com este jornal não só divulgar algumas das principais actividades das autarquias do concelho (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia) como, igualmente, dar voz a associações, colectividades, clubes, estabelecimentos de ensino e outras pessoas colectivas e individuais. Desejamos, em suma, abrir o leque a colaboradores e correspondentes e, dessa forma, colocar as páginas deste jornal à disposição de todos os municípes, para abordagem dos mais variados temas, de uma forma democrática, aberta, isenta, livre, responsável e construtiva. Assim, neste primeiro número fazemos desde já um apelo à colaboração de todos. Pensamos que todo e qualquer cidadão pode e deve ser criativo e participativo na vida da sua terra, pelo que aguardamos a notícia objectiva da sua rua, do seu bairro, da sua aldeia, da sua escola, do seu clube, da sua colectividade... A entrevista, a reportagem, o inquérito, a crónica, o comentário, o poema, a recolha de hábitos e costumes, o provérbio, a lenda, a fotografia e o desenho também têm o seu espaço no "Notícias da Vidigueira". Desejando ser um jornal de província mas não provinciano, as nossas páginas também estão abertas a todos aqueles que, não sendo nem residindo no nosso concelho, nos queiram enviar a sua colaboração. Embora um jornal essencialmente local, o "N.V." acolherá com agrado temas regionais, nacionais e internacionais, sobretudo quando se reflitam, de forma directa ou indirecta, no nosso quotidiano. Igualmente, teremos o privilégio de publicar temas específicos das mais variadas áreas do conhecimento. A direcção reserva-se, no entanto, o direito de não publicar artigos, poemas, fotos e desenhos que eventualmente considere de pouca qualidade, ofensivos ou desprestigiantes para as autarquias e seus munícipes. Todos os trabalhos assinados, coincidentes ou não com a opinião da Direcção, veiculam apenas o ponto de vista dos seus autores.»

Em Julho de 2002 o "Notícias da Vidigueira" foi alvo de renovação, originando assim uma outra colecção com o mesmo título mas com início no número 1.

No 2º trimestre de 2006 assistimos a uma outra colecção com o mesmo título, acrescido de "Nova Série", que voltou a iniciar pelo primeiro número de ordem e prolongando-se até ao n.º 13 (Maio a Agosto de 2009).

Daí até 2017 passou a designar-se por "Notícias da Vidigueira - Boletim Informativo" sem a atribuição de qualquer número de ordem. Em Julho de 2018 passou a ter a deignação de "Vidigueira Informação".

A par do "Boletim Municipal" foi criado ainda o espaço informativo "Vidigueira Actual" e encontramos também outros boletins informativos com edição esporádica relacionados com eventos ou acontecimentos.

Scope and content

Contém informações diversas de interesse para o concelho e seus municípes, com destaque para as deliberações da Assembleia Municipal, para as obras municipais, actividade culturais, lúdicas e/ou desportivas.

Previous location

R/G2 (2H3)

Language of the material

Português