Vidigueira - Memórias a Preto e Branco (Colecção de Fotografia Antiga)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Vidigueira - Memórias a Preto e Branco (Colecção de Fotografia Antiga)

Detalhes do registo

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/AMVDG/VMPB

Tipo de título

Atribuído

Título

Vidigueira - Memórias a Preto e Branco (Colecção de Fotografia Antiga)

Datas de produção

1880  a  1996 

Extensões

1237 Outros
1 Terabyte
70 Pastas

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Vidigueira

História administrativa/biográfica/familiar

A Câmara Municipal de Vidigueira foi recolhendo ao longo do tempo várias fotografias antigas ilustrativas do concelho e das suas gentes que marcam a memória vidigueirense. Em vários momentos ocorreram solicitações de fotografias visando a manutenção dessas memórias comuns, principalmente pelas mãos do responsável pela fotografia no Município. São estes documentos preciosos e únicos que irão ser disponibilizados para todos, aguardando que este ponto seja de viragem e permita recolher mais elementos fotográficos em prol da comunidade. Fica aqui um apelo para que faça chegar as suas fotografias até nós por forma a serem digitalizadas (copiadas), levando-as de volta consigo mas deixando e partilhando, em simultâneo, essas recordações pessoais ou colectivas com o mundo à distância da vontade de reviver e descobrir com um simples click.

Âmbito e conteúdo

Colecção composta por vários registos fotográficos antigos a preto e branco reunidos pela Câmara Municipal, essencialmente, fruto da acção e vontade de populares que as fizeram chegar ao longo do tempo até esta para efeitos de conservação e manutenção da História da Vidigueira. Reflexo do próprio âmbito ou momento em que foram captadas, assentam nas seguintes áreas temáticas de classificação:- Acontecimentos Culturais, Políticos e Religiosos (A);- Artes e Ofícios (B);- Concelho de Vidigueira em Imagens (C);- Fauna e Flora (D)- Gentes e Tradições (E);- Arte e Monumentos (F);- Vida Militar (G);- Quotidiano Familiar e Social (H).

Ingressos adicionais

São previstos ingressos adicionais.

Sistema de organização

Assente na integração dos vários documentos nas respectivas áreas temáticas estabelecidas na classificação da colecção. Sendo a colecção, composta por documentos de diversa proveniência, acrescendo a falta ou imprecisão de elementos descritivos, a organização far-se-á desta forma, procurando descrever-se exaustivamente cada documento fotográfico.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário

Existência e localização de originais

Na quase totalidade dos casos, os originais encontram-se com os respectivos proprietários, tendo sido cedidos unicamente para digitalização.